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PRESENCIAL

0022/3105 – CURSO PROVIDÊNCIAS E TEMAS RELEVANTES PARA UM PODER LEGISLATIVO EFICIENTE PARA PRESIDENTES, VEREADORES, ASSESSORES, COMISSÕES, DIRETORES, SERVIDORES E ASSESSORES JURÍDICOS: Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral, Redação Oficial, Tópicos de Oratória e Elaboração de Discursos, Gestão de Arquivos, Regularização do Portal Transparência e Temas relevantes para o Legislativo Municipal

Data de Inicio: 31/05/2022
Data de Término: 03/06/2022

Local: Rua Jerônimo Coelho, 354, Sala INLEGIS. Porto Alegre

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PRINCIPAIS INFORMAÇÕES​

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Investimento

R$ 750,00 até a data do curso. Municípios com Consultoria Jurídica, desconto especial!

Programação

Terça-Feira:
11h:00min - Credenciamento |
14h - 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h - 12h: Turno de Aula 14h - 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h - 12h: Turno de Aula 14h - 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
09h - 11h: Turno de Aula 11h: Entrega do Certificado

Público Alvo

Interessados no tema em geral
Prefeito Municipal, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Chefes de Gabinete,Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, tesoureiro e demais profissionais interessados no tema.

Receba nossa agenda de cursos e promoções no seu e-mail

Dados para Empenho

INLEGIS CONSULTORIA E TREINAMENTO EIRELI

CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Travessa Tuiuty, 53, Sala 503, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br  FONE: 51-3015-5809

ATENÇÃO: O não comparecimento ao curso no qual você tem inscrição confirmada irá gerar a cobrança de 50% do valor junto ao órgão no qual você trabalha, exceto se houver o cancelamento até 48h antes antes do início.

Temas Debatidos no Treinamento

Programação poderá sofrer alterações em virtude da pandemia da COVID-19

Instrutor

Juliano Viegas

licenciado em Língua Inglesa e Portuguesa, através das instituições de ensino superior FAPA (Faculdade Porto-alegrense) e UNIASSELVI. Leciona desde 2006 aulas de gramática, redação dissertativa e Redação Oficial para concursos públicos. Em 2010 iniciou aulas preparatórias para provas militares. Em 2022, Já se somaram mais de milhares de aprovações e nomeações em todas as áreas. Atualmente, leciona nos maiores preparatórios de Porto Alegre: CPC, APROVADORES, PGF e Azambuja cursos militares. Com aulas dinâmicas, objetivas, o professor tem o intuito de esclarecer e levar o entendimento ao aluno de qualquer nível de conhecimento e instrução estudantil. As aulas descontraídas e animadas para manter o interesse da classe durante o turno da aula contribuem para o êxito da aprendizagem.

Aula | terça-tarde

Nova Palestra

REDAÇÃO OFICIAL E COMUNICAÇÃO NO DIA A DIA DOS PODERES LEGISLATIVO E EXECUTIVO: CUIDADOS A SEREM ADOTADOS NA REDAÇÃO OFICIAL

 

CARACTERÍSTICAS E QUALIDADES EXIGÍVEIS DA REDAÇÃO OFICIAL

 

COMUNICAÇÕES OFICIAIS:

PRONOMES DE TRATAMENTO NO ENDEREÇAMENTO, NO VOCATIVO E NO CORPO DO TEXTO CONCORDÂNCIA VERBAL, NOMINAL E PRONOMINAL COM OS PRONOMES DE TRATAMENTO;

SIGNATÁRIOS DO SEXO FEMININO;

SIGNATÁRIOS INTERINOS E SUBSTITUTOS;

GRAFIA DE CARGOS COMPOSTOS.

 

CONCEITO, USO CORRETO, CONTEÚDO E FORMATAÇÃO DE DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS E NORMATIVOS:

PADRÃO OFÍCIO – AVISO, OFÍCIO E MEMORANDO;

APOSTILA;

ATA;

CERTIFICADO;

ATESTADO, DECLARAÇÃO E CERTIDÃO;

CIRCULAR;

CONVITE PARA EVENTOS E SOLENIDADES;

REQUERIMENTO;

MENSAGEM;

E-MAIL;

RELATÓRIO;

PARECER;

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS;

DELIBERAÇÃO;

DESPACHO;

ORDEM DE SERVIÇO, PORTARIA E INSTRUÇÃO NORMATIVA;

DECRETO E RESOLUÇÃO.

 

ATUALIZAÇÃO E ORIENTAÇÕES TÉCNICAS RELEVANTES SOBRE ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA:

HIFENIZAÇÃO, DE ACORDO COM O ATUAL ACORDO ORTOGRÁFICO;

USO CORRETO DE ASPAS – APLICAÇÃO E POSIÇÃO EM FRASES CONTENDO CITAÇÕES;

USO CORRETO DE PARÊNTESES E TRAVESSÃO;

USO CORRETO DE VÍRGULA. PONTO E VÍRGULA, DOIS-PONTOS, PONTO DE EXCLAMAÇÃO E PONTO DE INTERROGAÇÃO;

EMPREGO CORRETO DOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS – ESSE, ESTE, AQUELE, ETC.

 

CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL

 

REGÊNCIA CORRETA DE VERBOS FREQUENTEMENTE UTILIZADOS EM REDAÇÃO OFICIAL

 

EXPRESSÕES A EVITAR E EXPRESSÕES DE USO

Instrutor

Cleber Nascimento

Oficial de Controle Externo TCE, Contador e Professor Universitário,

Aula|quarta-manhã

Nova Palestra

 

CARTILHA “ACESSO À INFORMAÇÃO NA PRÁTICA – O QUE PUBLICAR NO PORTAL” (edição 2021) DO TCE/RS:

Pedido de informações por meio da internet;

Relatório de pedidos de informação;

Informações organizacionais;

Registro de repasses ou transferências;

Registro de despesas e de receitas;

Relatórios da transparência da gestão fiscal;

Informações sobre licitações e contratos celebrados;

Dados para acompanhamento de programas, ações, projetos e obras;

Administração do patrimônio público – Imóveis e Veículos;

Recursos Humanos;

Diárias;

Respostas a perguntas mais frequentes;

Ferramenta de pesquisa;

Canal de Comunicação com o Cidadão (“fale conosco” – Ouvidoria;

Medidas para garantir atendimento a usuários com necessidades especiais;

Instrumento Normativo local que regulamente a LAI;

Serviços e atividades de interesse coletivo – Executivo;

Serviços e atividades de interesse coletivo – Legislativo;

Controle externo – Legislativo;

Instrumentos da Gestão Fiscal;

Demonstrativos Contábeis;

Lei das Ouvidorias.

 

A LEI DA TRANSPARÊNCIA NA PRÁTICA:

Alterações produzidas na LRF;

Divulgação “em tempo real”;

Conteúdos que devem ser divulgados em tempo real.

Instrutor

Vinicius Mitto

Formado em Arquivologia pela UFRGS, cursou especialização e mestrado pela UFSM. É docente do SENAC RS e da ETE Irmão Pedro, além de lecionar há mais de uma década para Concursos Públicos e como banca avaliadora. Como Arquivista teve passagens pelo serviço público e pela iniciativa privada, tais como: Fundação Corsan; Fundação Mário Martins; CEITEC S.A; Rede Marista e Câmara de Vereadores de Xangri-lá. É Vice-presidente da Associação dos Arquivistas do RS.

Aula | quarta-tarde

Nova Palestra

GESTÃO DE ARQUIVOS PÚBLICOS E DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

 

CONCEITOS DA GESTÃO DOCUMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE ROTINAS ADMINISTRATIVAS:

Informação: definição e exemplos;

Documento: definição, características e exemplos;

Valor: definição e exemplos;

Proveniência: definição e exemplos;

Organicidade: definição e exemplos;

Unicidade: definição e exemplos;

Indivisibilidade: definição e exemplos;

Confiabilidade: definição e exemplos;

Autenticidade: definição e exemplos;

Acessibilidade: definição e exemplos.

 

ORGANIZAÇÃO DOCUMENTAL:

Classificação;

Ordenação de documentos.

 

CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS

 

COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS

 

FASES DA GESTÃO DOCUMENTAL:

Corrente;

Intermediária; e

Permanente.

 

PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS

 

TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS

 

ELIMINAÇÃO DE DOCUMENTOS:

Edital para ciência de eliminação de documentos; publicação do termo de eliminação de documentos.

 

MÉTODOS DE ARQUIVAMENTO

 

GESTÃO DE ARQUIVOS DIGITAIS:

Definições;

Tipos e características;

Digitalização;

Microfilmagem;

Assinatura eletrônica;

Guarda de documentos eletrônicos.

Instrutor

Edison Imar de Oliveira Melo

Auditor Aposentado do TCE-RS, Economista, Professor Universitário. Consultor de INLEGIS

Aula|quinta-manhã

Nova Palestra

 SUBVENÇÕES ECONÔMICAS COMO INCENTIVO PARA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS E PARA DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DO MUNICÍPIO:

LIMITES / REQUISITOS LEGAIS, DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA E COM A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL;

CONCESSÃO;

FISCALIZAÇÃO D CUMPRIMENTO DAS CONTRAPARTIDAS ASSUMIDAS.

 

O “NOVO FUNDEB”, DE ACORDO COM A LEI Nº 14.133, DE 25 DE DEZEMBRO DE 2020, COM AS ALTERAÇÕES DAS PELA LEI Nº 14.276, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2021

 

 

TÓPICOS RELEVANTES DO PROCESSO LEGISLATIVO ORÇAMENTÁRIO

ASPECTOS PRÁTICOS DE EMENDAS LEGISLATIVAS E EMENDAS IMPOSITIVAS, DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA 

PROVIDÊNCIAS E CAUTELAS A SEREM ADOTADAS PARA A CONSTRUÇÃO DA SEDE DA CÂMARA MUNICIPAL

 

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA PRESIDENTES, MESAS DIRETORAS,

VEREADORES, ASSESSORES E SERVIDORES PARA O CUMPRIMENTO DA FUNÇÃO FISCALIZATÓRIA DO PODER LEGISLATIVO:

PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS – PLDO: PARTICIPAÇÃO DOS VEREADORES NA CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO MUNICIPAL;

EMENDAS PARLAMENTARES À PLDO – REQUISITOS E LIMITES.

INDICAÇÕES E REQUERIMENTOS DE INFORMAÇÕES AO EXECUTIVO MUNICIPAL

 

PRAZO PARA RESPOSTA A REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES

PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS CASO O(A) PREFEITO(A) NÃO RESPONDA UM REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES

 

CONVOCAÇÃO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS

 

PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS CASO UM SECRETÁRIO(A) CONVOCADO(A) NÃO COMPAREÇA

 

 

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS E ATUALIZAÇÃO COM BASE NOS PRINCIPAIS APONTES DO TCE/RS:

 

EM RELAÇÃO À ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA DO MUNICÍPIO:

CRIAÇÃO DE CARREIRA ESPECÍFICA PARA A ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA;

FORMAÇÃO MÍNIMA – REQUISITOS DO CARGO DE FISCAL TRIBUTÁRIO OU AUDITOR FISCAL DA FAZENDA MUNICIPAL;

PRIORIZAÇÃO DE RECURSOS.

 

EM RELAÇÃO AO EQUILÍBRIO FISCAL DO MUNICÍPIO

Instrutor

Bianca Aydos

Ministra Cursos de Oratória desde 1999 e já ajudou a desenvolver a performance comunicativa de mais de 8.000 alunos em cursos abertos ao público e em mais de 130 empresas por todo o Brasil. Diretora e Professora da Falando Bem Capacitação em Comunicação em mais de 150 turma do Módulo Fundamental e 30 turmas de Módulo Avançado .

Nova Palestra

Aula | quinta-tarde

ORATÓRIA E APRIMORAMENTO DO PODER DE COMUNICAÇÃO:

TÉCNICAS DE ORATÓRIA

 

COMO DAR ENTREVISTAS:

A importância das entrevistas para o aperfeiçoamento da Democracia Representativa – comunicação pública e prestação de contas dos agentes políticos à comunidade;

Técnicas de oratória para entrevista, com vistas ao desenvolvimento / aprimoramento do poder de comunicação.

COMUNICAÇÃO NO SETOR PÚBLICO:

 

A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA DE IMPRENSA / COMUNICAÇÃO NA DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES E NO FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL

 

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DIRIGIDO E ESTRATÉGIAS DE INSERÇÃO NAS MÍDIAS TRADICIONAIS

 

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA AS REDES SOCIAIS

 

TÉCNICAS PARA A AMPLIAÇÃO DO ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS

 

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA E MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO DE CONFLITOS DEFLAGRADOS NAS REDES SOCIAIS

 

FAKE NEWS.

 

DESTAQUE!

ESTUDO DE CASOS:

ANÁLISE DE SITES / PORTAIS E DE REDES SOCIAIS DE CÂMARAS DE VEREADORES – MELHORES PRÁTICAS, CRÍTICAS E OPORTUNIDADES DE MELHORIAS.

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

Aula | sexta-manhã

Nova Palestra

 

PRINCIPAIS VEDAÇÕES EM ANO ELEITORAL, RELATIVAS A AGENTES POLÍTICOS E SERVIDORES PÚBLICOS:

Utilização de serviços ou a cessão de servidor ou empregado público em campanha eleitoral;

Participação de servidores ou empregados públicos em campanhas eleitorais;

Veiculação, por agente público, em campanha eleitoral, de atos praticados durante a gestão;

Veiculação, por agente público, em campanha eleitoral, de falhas de outras administrações.

Um lugar para aprender
e crescerMOS juntos

4 Salas com capacidade de 300, 120, 50 e 30 alunos: Todas são equipadas com sistema de som, telão, data show, computador, internet de alta velocidade, mesas escolares para garantir mais conforto.
Tudo pensado para melhor atendê-los!

Turmas limitadas apenas 30% da capacidade

Temos orgulho em trabalhar de forma transparente  com nossos clientes. Somos mais rápidos e estamos sempre conectados, para que seu atendimento seja completo!

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