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0019/2003 – ACONSELHAMENTO PARA GESTÃO DE GABINETES, SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO, BOM ATENDIMENTO E ORIENTAÇÕES PARA PRESIDENTES, ASSESSORES, VEREADORES E DIRETORES

Data: 20 a 22 de Março

Para órgãos e entidades sem consultoria jurídica: 

R$ 590,00 até a data do curso.

Município com consultoria jurídica solicite cupom de desconto para nossa equipe

Inscrição no local: R$650,00

METODOLOGIA:

Os cursos destacam-se, dentre os demais formatos, por serem objetivos, práticos, eficientes e por oferecerem um grande volume de informações, em um curto espaço de tempo.Todos os participantes recebem uma apostila onde você encontra as diretrizes e o conteúdo do curso.Apresentaremos uma visão aprofundada e atualizada acerca do tema, contemplando uma visão prática acerca dos procedimentos e das cautelas exigíveis, com vistas a auxiliar a tomada de decisões e a reduzir os riscos de responsabilizações

HORÁRIO:

Quarta-feira:
13h:45min - Inscrição e Credenciamento
14h - 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h - 12h: Turno de Aula
14h - 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
09h - 11h: Turno de Aula
11h: Encerramento e entrega do Certificado

PÚBLICO-ALVO:

Curso para Prefeito Municipal, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Curso para Presidentes de Câmara, Curso para Vereadores, Curso para Assessores, Curso para Servidores, Curso para Técnicos Legislativos, Curso para Diretores de Câmaras, Curso para Secretários Municipais, Curso para Comissão de Orçamento, Curso para Prefeituras e Câmaras, Curso para Comissão de Licitação, Curso para Pregoeiro, Curso para Departamento de Compras, Curso para Procuradores Jurídico, Curso para Secretaria de Administração, Curso para Controle Interno Curso para Assessoria de Imprensa, Curso para Oficial de Gabinete, Curso para telefonista, Curso para recepcionista, Curso para atendimento ao público, Curso para técnico de informática e setor de informática, Curso para técnico em contabilidade, Curso para tesoureiro e demais profissionais interessados no tema.

DADOS PARA EMPENHO:

INLEGIS CONSULTORIA E TREINAMENTO EIRELI CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0 ENDEREÇO: Travessa Tuiuty, 53, Apartamento 503, centro, Porto Alegre EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Nosso Processo de Capacitação
Aumente seu sucesso

Aqui você vai encontrar informações indispensáveis que vão te ajudar neste processo de capacitação e aprimoramento do seu conhecimento.

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Nossos Instrutores

Os cursos são elaborados por professores altamente especializados em suas áreas de atuação. Os professores escolhidos possuem grande experiência prática na área do curso: Procuradores Municipais, Auditores Aposentados, Procuradores do Estado, Contadores, Professores Universitários, Jornalistas de Renome estão entre os profissionais que ministram aula no INLEGIS. Os instrutores dos cursos do INLEGIS são escolhidos pela sua representatividade em sua área de atuação, com amplo conhecimento e prática nos assuntos ministrados. O material didático distribuído em nossos treinamentos é de alta qualidade e reflete as últimas informações e julgados sobre o assunto. Pode haver variação de instrutores.

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

Thais Krhan

Advogada formada pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS , com experiência e atuação em Consultoria e Contencioso Civil, Empresarial, Bancário, Administrativo e Tributário

Juliano Heinen

O Prof. JULIANO HEINEN graduou-se em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC em 2004. Procuradoria do Estado do Rio Grande do Sul, cargo que exerce atualmente. Vários Livros Públicados

Edison Imar de Oliveira Melo

Auditor Aposentado do TCE-RS, Economista, Professor Universitário

Cleber Nascimento

Oficial de Controle Externo TCE, Contador e Professor Universitário,

Assuntos Abordados neste Treinamento:

Os cursos são elaborados por professores altamente especializados em suas áreas de atuação. Os professores escolhidos possuem grande experiência prática na área do curso: Procuradores Municipais, Auditores Aposentados, Procuradores do Estado, Contadores, Professores Universtários, Jornalistas de Renome estão entre os profissionais que ministram aula no INLEGIS. Os instrutores dos cursos do INLEGIS são escolhidos pela sua representatividade em sua área de atuação, com amplo conhecimento e prática nos assuntos ministrados. O material didático distribuído em nossos treinamentos é de alta qualidade e reflete as últimas informações e julgados sobre o assunto.

Quarta-Feira - Tarde

ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

– Administração direta e Administração indireta;

– Administração x Governo;

– Entidade x Órgão.

 

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA:

– autarquias;

– autarquias especiais;

– fundações públicas;

– empresas públicas;

– sociedades de economia mista.

 

TÓPICO ESPECIAL:

CONSÓRCIOS PÚBLICOS: criação, gestão e responsabilidades

Quinta-Feira - Manhã

PRÁTICAS DE BOM ATENDIMENTO

 

PRINCÍPIOS ÉTICOS A SEREM OBSERVADOS NO ATENDIMENTO AOS CIDADÃOS

 

PADRÕES MÍNIMOS DE ATENDIMENTO:

– recepção / acolhimento;

– compreensão do problema / pedido;

– adoção de formulários padronizados, rol de documentos a serem fornecidos pelo cidadão, etc.;

– fornecimento de informações sobre os procedimentos que serão adotados para a solução do problema / o atendimento do pedido;

– informações sobre os prazos previstos e as formas de obtenção da resposta.

 

HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O ATENDIMENTO DIRETO AO PÚBLICO

 

BOM ATENDIMENTO E DOS DIFERENTES PERFIS PESSOAIS / COMPORTAMENTAIS

 

BOM ATENDIMENTO NAS REDES SOCIAIS

 

GESTÃO DE GABINETE VOLTADA PARA O BOM ATENDIMENTO DOS CIDADÃOS

 

PLANEJAMENTO DIGITAL: ROTINAS DE GABINETE, VERIFICAÇÕES E DIAGNÓSTICOS PARA A ELABORAÇÃO E A EXECUÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO E ATENDIMENTO AOS CIDADÃOS

Quinta-Feira - Tarde

PALESTRA ESPECIAL:

ORÇAMENTO IMPOSITIVO – O VEREADOR COMO AGENTE DO DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS:

COMO APRESENTAR EMENDA AO PLOA 2020 E COMO COBRAR A EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO IMPOSITIVO PREVISTO NA LOA 2019:

– previsões constitucionais;

– percentual;

– situações que poderão ser enquadradas como “impedimentos de ordem técnica” (§ 12 do art. 166 da CF) para afastar a obrigatoriedade da execução do orçamento impositivo;

– medidas a serem adotadas (e respectivos prazos) em caso de “impedimentos de ordem técnica”;

– remanejamento da programação orçamentária.

 

ALTERAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS:

– abertura de créditos adicionais suplementares;

– abertura de créditos adicionais especiais;

– abertura de créditos adicionais extraordinários.

 

FONTES DOS CRÉDITOS ADICIONAIS

 

COMPREENDENDO A RESERVA DE CONTIGÊNCIA

 

DIFERENÇA ENTRE PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA E DISPONIBILIDADE FINANCEIRA

 

PROVIDÊNCIAS A SEREM ADOTADAS EM CASO DE NÃO REALIZAÇÃO DAS RECEITAS PREVISTAS, de acordo com a LRF

 

EMPENHO, LIQUIDAÇÃO E PAGAMENTO

 

ORDEM CRONOLÓGICA DE PAGAMENTOS DAS DESPESAS, de acordo com as orientações do TCE-RS

Sexta-Feira - Manhã

PRÁTICAS DE FISCALIZAÇÃO:

COMO CONSULTAR O LICITACON CIDADÃO, NO SITE DO TCE/RS, PARA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DAS ENTIDADES E ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICPAIS

 

PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS: GESTÃO E ALIMENTAÇÃO DAS INFORMAÇÕES NO SISTEMA LICITACON:

– definição e

regulamentação;

– acesso dos operadores;

– sanções decorrentes do

descumprimento da

Resolução nº 1.050/2015 e

da Instrução Normativa nº

06/2016;

– encaminhamento de

documentos, dados e

informações exigidos pelo

LicitaCon;

– módulos de alimentação

do LicitaCon;

– prazos para alimentação

do LicitaCon;

– irregularidades poderão

ser identificadas com

auxílio do LicitaCon;

– cruzamento de dados e

informações entre os

sistemas LicitaCon e

SIAPC-PAD

 

TÓPICOS RELEVANTES DOS DEMAIS SISTEMAS DO TCE/RS

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